"Humanizar significa "tornar humano, dar condição humana, humanizar". É também definida como "tornar benévolo, afável, tratável" e ainda "fazer adquirir hábitos sociais polidos, civilizar". Já humano, vem de natureza humana, significando também "bondoso, humanitário"(8).

Humanizar é estar coerente com os valores(9). Solidariedade também está associada à humanização e como força motora está a pré-ocupação. Como fundamento da humanização, menciona o autor, encontra-se a dignidade humana. A preocupação pelo outro, que é um ser vulnerável, articula-se de duas maneiras: o cuidado competente e o cuidado pessoal. O primeiro compreende os aspectos da corporeidade humana, e o segundo diz respeito ao cuidado que envolve afeto, sensibilidade - a compaixão.

Humanizar é afirmar o humano na ação e isso significa cuidado porque só o ser humano é capaz de cuidar no sentido integral, ou seja, de forma natural e, ao mesmo tempo, consciente, conjugando desta forma os componentes racionais e sensíveis.

O termo desumanização, por vezes, clareia mais, pois apresenta uma conotação bem mais forte que é a de perda de atributos humanos ou ainda, perda de dignidade e que é intercambiável com o termo despersonalização(9).

Humanizar a saúde compreende o respeito à unicidade de cada pessoa, personalizando a assistência. Além disso, humanizar a saúde relaciona-se com a política e a economia, ou seja, no sentido de igualitarismo no acesso à assistência; afeta também a estrutura e a funcionalidade organizacional no sentido de acessibilidade, organização e conforto; Relaciona-se também com a competência profissional dos agentes de saúde e, por fim, com o cuidado do cuidador(9). Estas ideias parecem ir ao encontro do que propõe o projeto de humanização(6) que foi apontado por outros autores(7), assim como o que foi evidenciado por alguns estudos sobre o assunto(10)."

O trecho acima foi copiado do artigo "Cuidar e humanizar: relações e significados" que discute a humanização na saúde, e pode ser acessado aqui.

Apesar de ser mais discutida na saúde, a humanização do ensino e da gestão é também uma realidade. Acesse os textos curtos indicados abaixo para saber um pouco mais sobre o assunto:

Educação humanizada: qual é a importância das escolas enxergarem individualidade em vez de números nos alunos?

Humanização no trabalho: como tornar sua empresa mais rentável?

Programa HumanizaSUS

Por fim, se tiver fôlego, assista à entrevista que Patch Adams deu ao Roda Viva, em 2007. O programa dura 1h19min, e ele discute e desmistifica alguns pontos do filme. Muito interessante...

 

 




Última atualização: sexta-feira, 23 abr. 2021, 16:28